Resumo
A Matemática Recreativa é muitas vezes associada a “brincadeira”, “não seriedade” e “facilidade”. Nada podia estar mais longe da verdade. Este campo da matemática está relacionado com recrear e recriar. Muitos problemas podem ser resolvidos de inúmeras maneiras, fazendo apelo a contextos teóricos diversos, este é um dos aspectos privilegiados pela Matemática Recreativa. Muitos jogos e puzzles aparentemente infantis têm um interessantíssimo conteúdo matemático. Muitas charadas motivaram a invenção de novos campos e ferramentas matemáticas que são hoje consideradas muito sérias. A Matemática Recreativa tem os seus próprios nomes, como Sam Loyd e Martin Gardner, mas também alguns gigantes da matemática, como Euler, Hamilton e Einstein fizeram questão de deixar a sua marca nesta área.
Nem todos os problemas que aparecem ligados à Matemática Recreativa exigem conhecimento de matemática avançada. No entanto, quase todos suscitam curiosidade e apelam ao engenho sofisticado. Por este facto, muitos jovens sentem-se seduzidos a estudar matemática quando contactam os temas assim abordados. O contributo pedagógico e didáctico da Matemática Recreativa não pode ser exagerado. É consensual hoje que devemos diversificar e enriquecer culturalmente as abordagens a temas curriculares complexos, em lugar de apresentar versões simplificadas dos mesmos. Esta capacidade é peculiar à Matemática Recreativa.
Neste sentido, um «Clube de Matematemática» na escola, onde se tratem estes assuntos, parece uma iniciativa altamente benéfica. Num clube de matemática, um jovem estudante de variada idade, pode contactar com materiais recreativos, puzzles matemáticos, jogos matemáticos, com propostas clássicas de vultos da matemática recreativa, etc.
Associação Ludus é uma instituição formadora acreditada e está estatutariamente vocacionada para a matemática recreativa, jogos matemáticos, etc, sendo co-organizadora do bem sucedido Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (já na 9ª edição). Além disso, ao longo dos anos, tem concebido e divulgado materiais de matemática recreativa (muitos originais). Todos estes factores justificam o lançamento desta acção.
Programa Resumido:
A acção tem uma duração de 25 horas (1 crédito).
1) Introdução (2 horas);
O que é a Matemática recreativa?
O que são Jogos Matemáticos?
2) Jogos Matemáticos (9 horas);
Jogos de Captura;
Jogos de Pontuação;
Jogos de Conexão;
Jogos de Caça;
Jogos de Corrida;
Jogos para 1 jogador (Puzzles);
Jogos para 3 ou mais jogadores.
3) Problemas Recreativos (9 horas);
Loyd;
Gardner;
Dudeney;
Perelman;
Carroll;
Outros.
4) Materiais (5 horas).